13 de set. de 2012

Jornada Literária - 3ºs Anos (Tarde)


      Os alunos dos 3ºs Anos (B, C e D) do Ensino Médio orientados pelo Professor de Língua Portuguesa José Fernando Carneiro, realizaram uma Jornada Literária envolvendo os seguintes autores: Manoel Bandeira, Euclides da Cunha, Rachel de Queiroz, Carlos Drummond de Andrade, Monteiro Lobato, Cecília Meireles, José de Alencar e Clarice Lispector. Essa Jornada Literária proporcionou a escola um momento de expansão de conhecimento, onde os alunos dos 1ºs e 2ºs anos puderam conhecer um pouco da trajetória dos autores. Foram expostos cartazes, galeria de livros, esquetes, figurinos entres outros meios de exposição. Em meio as apresentações os alunos desenvolveram sua capacidade de criar e expor, fazendo com que seus colegas se envolvessem e usufruíssem deste conhecimento. 
Parabéns!!!

Desfile 7 de Setembro


     A EEFMA no Desfile 7 de Setembro de 2012 teve o prazer de mostrar na Avenida a valorização da cultura Nordestina, destacando também a importância da leitura na formação dos jovens e de uma sociedade melhor, trazendo como tema "CENTENÁRIO JORGE AMADO".
     É com prazer em educar que a Escola de Ensino Fundamental e Médio de Amontada trouxe na Avenida principal da cidade os seguintes pelotões:
  • Guardas de Honra e Porta-Bandeiras: Bandeira do Brasil e Bandeiras Históricas, trazendo junto com a Bandeira do Brasil as (05) Bandeiras Históricas: Ordem de Cristo, Principado do Brasil, Reino Unido de Portugal - Brasil e Algarves, Império e Bandeira Provisória. 
  •  Pelotão Especial: (03) Porta Bandeiras - Amontada, Ceará e Escola. 
  • Bandeiras Memorial da escola: Escolas Reunidas, Grupo Escolar de Amontada (Fundamental I), Escola de 1º Grau de Amontada e Escola de Ensino Fundamental e Médio de Amontada (Fundamental II).
     Através das bandeiras memorial da escola deixa claro a homenagem aos 50 anos de desfile estudantil no Município de Amontada, que teve como idealizadora e executora a Professora Maria Mirta Teixeira de Castro.
  • Banda Marcial da EEFM de Amontada
     Através da Banda Marcial a escola continua homenagem aos 50 anos de desfile estudantil relembrando o primeiro desfile em 1962 acompanhado por um tamborete de couro trazido pelo Sr. Chico do Petriz. A Banda Marcial e suas Balizas destacaram as cores VERMELHO e BRANCO (Cores da bandeira do estado da Bahia) prestando homenagem a Terra de Jorge Amado, que também é Terra do Cacau, da Gabriela, da Tieta do Agreste, dos Capitões de Areia e dos Subterrâneos da Liberdade.
  • Pelotão JORGE AMADO
     A Obra "Os Subterrâneos da Liberdade" é o destaque deste pelotão que traz na sua trilogia (Os Ásperos Tempo, Agonia da Noite e A Luz no Túnel) um relato histórico da Ditadura terrível que instituiu o Estado Novo pelo então Presidente Getúlio Vargas. 

      O pelotão traz em suas cores vermelho, branco e azul, que também são as cores da bandeira da Bahia, os princípios da Revolução Francesa - Igualdade, Liberdade e Fraternidade, que foram suporte para a luta contra a ditadura. 

  • Pelotão Extensão - TUCUNS 
"Eu continuo firmemente pensando em modificar o mundo e acho que a LITERATURA tem um grande importãncia'.  
Autor: (Jorge Amado)
  • Pelotão Especial - Maria Vilany de Oliveira Nunes
     Neste pelotão a escola prestou uma homengaem a grande educadora Professora Maria Vilany de Oliveira Nunes que presta seus serviços, com muita dedicação à educação do nosso município e com maior intensidade a EEFM de Amontada, onde sempre organizou com carinho os desfiles da escola. Através do símbolo Olímpico, que une continentes, demonstraram a  grande importância da professora na educação de gerações, unindo hoje jovens e adultos em torno do seu projeto educacional que é formar cidadãos críticos e atuantes.
     O protagonismo Juvenil sempre foi a maior preocupação da Professora Vilany Nunes, que com alegria, dinamismo e coragem envolveu todos no seu projeto de vida. Todos que fazem parte da escola alunos, professores, funcionários e amigos agradecem e se sentem felizes em fazer parte de sua vida. 

12 de set. de 2012

Formação Aluno Integrado



     No dia 12/09 foi realizada na EEFMA no ambiente do Laboratório Educacional de Informática uma FORMAÇÃO aos alunos que estão participando do Curso Aluno Integrado, o qual está ligado ao Projeto Jovem de Futuro - PJF. A Formadora Teresinha Siebra do NTE da 2ª Crede de Itapipoca que é a responsável por esse curso participou e orientou a todos os cursistas o bom uso da Plataforma, além de explicar as metas e um de seus principais objetivos que é o Ensino de Informática Básica.


              Cursistas:
         Ana Flávia (2º A)
         Adriana Ricardo (2º E)
         Lucas Alves (1º A)
         Rita Mota (1º G)

Educação Fiscal - Esaf



     A EEFM de Amontada abriu as portas para um momento de FORMAÇÃO com os PROFESSORES que estão participando do Curso Educação Fiscal - EAD através da Plataforma Moodle. A Tutora Raquel Virginia Tabosa do NTE da 2ª CREDE de Itapipoca esteve presente, sendo ela responsável em acompanhar e da suporte aos professores que estão interagindo nesse ambiente de troca de conhecimento. Sem dúvida foi um momento gratificante, em que houve a socialização do material de estudo do curso, tira dúvidas e incentivo a permanência e conclusão do curso.


Projeto: JovENEM Eleitor 2012 - PJF


      Campanha Prefeito Ideal - PJF
   A EEFM de Amontada tem papel fundamental na formação educacional dos jovens nos aspectos cognitivos, sociais e políticos. Por isso está desenvolvendo o Projeto "Jovem Eleitor2012" onde alunos do 3º ano do Ensino Médio serão colaboradores conscientes, realizando uma campanha limpa envolvendo todos os alunos da sede para elegerem a Prefeito Ideal.
  Os alunos serão preparados para serem eleitores de Futuro, já que a Campanha ensinará a importância do voto consciente, por meio de cartazes, vídeos, seminários e folderes. O projeto pretende informar ao eleitor com a pesquisas e convidados especiais que ao votar não eleja um candidato corrupto, prejudicando toda a população, inclusive sua família. Assim o tema central dessa campanha é "Comprar e vender voto é crime". O propósito maior é incentivar os jovens a refletirem sobre a realidade social em que estão inseridos.
    SUBATIVIDADE: Preparar alunos a serem eleitores e colaboradores conscientes para a realização de uma campanha limpa envolvendo toda a escola. 
    CRONOGRAMA
Sensibilização por sala: 05 e 06 de Setembro
Realização de Seminários - Formação Política: 12, 13 e 14 de Setembro
Lançamento da Campanha - Prefeito Ideal: 17 e 18 de Setembro
Realização de Debates com os Candidatos a Prefeito Ideal: 25 de Setembro
Eleição e Divulgação dos Resultados: 27 de Setembro
Reflexão sobre a Subatividade com os alunos: 28 de Setembro

Ciclo de Palestras ENEM/2012


      A Escola de Ensino Fundamental e Médio de Amontada está finalizando o Ciclo de Palestra do Enem, que tem como objetivo “sensibilizar a comunidade escolar, assim como mantê-la informada e atualizada sobre questões pertinentes ao ENEM”. Nas oficinas estão sendo repassadas informações referentes as dúvidas dos alunos no Exame e divulgando o Portal Rumo a Universidade, onde eles podem está procurando mais conhecimento e interatividade com outros alunos de outras escolas. Essa semana começa o ciclo sobre orientações gerais do PROUNI e SISU, mas desde agosto a escola vem desenvolvendo as palestras nas salas de aula nos turnos manhã, tarde e noite. O momento está sendo de grande aprendizado e principalmente motivando para o alcance a uma vaga na Universidade.

REALIZAÇÃO DAS PALESTRAS NA ESCOLA
  • MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS 
Professor: Éfrem (03. 04, 05 e 06/09/12)
  • LINGUAGENS E CÓDIGOS/ REDAÇÃO 
PCA: Dulciene e Professores: Aline e Márcio (30/08 a 31/08)
  • CIÊNCIAS HUMANAS - PCA: Mário Barros (11/09/12)
  • SISU/PROUNI
Coordenadora do LEI: Sirlande (12/09/12)

OBFEP - Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas


A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é destinada ao ensino médio e ao último ano do ensino fundamental. A OBFEP conta com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) e o apoio do Ministério de Educação (MEC). visa à valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular.
A OBFEP 2012 tem duas fases: uma objetiva e uma discursiva. A fase objetiva aconteceu no dia 04 de setembro nas escolas; a fase discursiva ocorrerá em 10 de novembro, terá uma parte teórica e uma parte prática e será aplicada nos Centros de Aplicação. Em cada fase a prova será específica para a série que o aluno estiver cursando no ano de 2012.
Na EEFM de Amontada, a olimpíada foi coordenada pela professora de Matemática e Física Maria Naileê Pinto e contou com a participação e empenho de todos os estudantes. 

Campanha Estudar Vale a Pena – Atividade Esporte & Presença


      Vem acontecendo desde o dia 24 de Agosto na E.E.F.M. de Amontada (SEDE e EXTENSÕES), o campeonato interclasse denominado de Esporte & Presença. Essa atividade abrange 4 modalidades esportivas: futsal, handebol, basquete e voleibol. É composta de 3 etapas, na qual a primeira já foi concluída. Para participarem os alunos devem apresentar uma frequência escolar acima de 75% em todas as aulas. Esta é mais uma atividade do Projeto Jovem de Futuro/Ensino Médio Inovador, que está despertando um maior interesse dos alunos pela Escola. 
                                                                                        Profª. de Educ. Física - Juliana Assunção de Lima 

11 de set. de 2012

Rádio Escola Interativa

     A escola realizou um momento de Formação com os alunos MONITORES da RÁDIO ESCOLA nos três turnos. O momento aconteceu no Laboratório Educacional de Informática, onde teve a participação da Ex-aluna Samanta Karla, que relatou que em sua época de estudante participou ativamente desse espaço de comunicação e divulgação na escola.
Formação:
- Postura de um MONITOR na Rádio Escola.
- Divulgação dos Projetos e Eventos da escola.
- Rádio como instrumento para a consolidação de escolas realmente cidadãs.
- Compreender que o rádio é um veículo de comunicação eficiente para tornar público o trabalho educacional efetivamente realizado em cada unidade escolar.
- Divulgar as atividades produzidas e apresentadas por alunos e professoresatravés da rádio.;
- Exercitar a comunicação oral, aperfeiçoando a objetividade e clareza de exposição do pensamento;
- Favorecer a convivência e trabalho em grupo, respeitando diferenças, níveis de conhecimento e ritmos de aprendizagem de cada integrante da equipe.
     A Rádio Escola é um eficiente instrumento de veiculação de idéias, socialização, interação de informações, divulgação de talentos e aprendizagem. Essa mídia ajuda a fortalecer as relações aluno/professor e família/comunidade, podendo ser aproveitada para a elevação da auto estima através de atividades diferenciadas, que desafie o aluno a superar os limites impostos pelo desnível social existente em nosso país. A rádio pode melhorar muito a comunicação dentro da unidade escolar.  
Faça valer essa ideia!!!

Arraiá Amor Caipira

       Mais uma vez a Escola de Ensino Fundamental Médio de Amontada realiza com grande estilo a sua "Festa Junina", esse ano foi em homenagem ao Amor Caipira que nasce na noite de São João, a festa aconteceu no dia 16 de Junho na quadra da escola. Todo o Núcleo Gestor se vez presente, juntamente com professores, alunos e funcionários. A festa foi maravilhosa tivemos duas barracas de comidas típicas, além de uma atraente e visitada BARRACA DO BEIJO, que fez a festa da galera jovem. No decorrer houve o belíssimo desfile da RAINHA do Ensino Médio. A Quadrilha que teve como tema "AMOR CAIPIRA" vez  sua apresentação animando a todos os presentes.