A educação brasileira tem sofrido profundas e significativas mudanças nos últimos anos. Desde que o modelo de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) – interdisciplinar e com ênfase na relação dos conteúdos com a “realidade” dos alunos – ganhou espaço entre as escolas e conquistou a preferência de muitos educadores, o antigo currículo enciclopédico e pautado na memorização mostrou que está com os dias contados.
O ENEM foi criado para aferir e valorizar as competências e habilidades básicas desenvolvidas, transformadas e fortalecidas com a mediação da escola. Mais até que o conteúdo puro e simples: na hora do teste, não interessa se o aluno tem na ponta da língua o significado de prosopopéia ou catacrese – é infinitamente mais importante que ele consiga ler e compreender plenamente o sentido do texto com o qual será confrontado. Afinal, os conhecimentos são construídos por estruturas mentais que vão muito além da memória. É verdade que ela é de fundamental importância para que consigamos desenvolver essas estruturas, mas, sozinha, a memória não consegue formar alunos capazes de compreender o mundo extremamente complexo com o qual convivem diariamente, composto por rápidas e constantes transformações sociais, econômicas e tecnológicas.
A Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFCE) anunciaram recentemente que o ENEM será utilizado como processo seletivo dos cursos de graduação em 2011. A UFC usará para 100% das vagas e o IFCE para 40%. Ou seja, os estudantes cearenses para conquistar vagas nas duas instituições federais terão que mostrar suas competências e habilidades no ENEM, participando do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), e concorrendo no âmbito nacional.
O Colégio 7 de Setembro e a Fundação Demócrito Rocha, cientes de sua responsabilidade social e educacional com a população cearense, conceberam o projeto O POVO no ENEM visando socializar e ampliar oportunidades para os jovens estudantes que se deparam com esse novo desafio. A excelente preparação do corpo técnico do Colégio 7 de Setembro associada a experiência da Fundação Demócrito Rocha por meio da Universidade Aberta no Nordeste (UANE) será colocada a disposição de estudantes das escolas públicas e privadas e dos egressos do Ensino Médio, na busca por vagas na UFC e no IFCE.
Acesse: www.opovonoenem.com.br
Silvio Mota
Coordenador do Curso O POVO no ENEM
Supervisor Geral de Pré-Universitário do Colégio 7 de Setembro
Coordenador do Curso O POVO no ENEM
Supervisor Geral de Pré-Universitário do Colégio 7 de Setembro