Biografia
Raimundo Nonato Cipriano nasceu em Amontada em 07 de Novembro de 1935 filho de João Cipriano e Francisca Marfim Cipriano.
Perdeu a visão aos 03 anos de idade acometido de sarampo.
Aos 05 de Agosto de 1948 fez suas primeiras letras no Instituto dos Cegos do Ceará.
Estudou as quatro séries ginasial no Rio de Janeiro no Instituto Benjamim Constant sob a tutela do Pe. Oscar Peixoto e Pe. Pedro Victorino Dantas.
Retorna ao Ceará e começa no Serviço de Som do Sr. Franscisco Eufrásio em Campanha Política para eleger o Brigadeiro Eduardo Gomes para Presidente da República em 1950.
Em 1956 volta ao Rio de Janeiro para tratar da visão encaminhado por Dr. Antônio Perilo Teixeira.
Retornando a Itapipoca ficou trabalhando para o Dr. Antonio Perilo Teixeira em Campanha política de 1958 no Serviço de Auto Falante Imperatriz.
Em 1959 foi trabalhar em Irauçuba a convite do 1º Prefeito eleito Valmar de Andrade Braga e esteve até 1998 como funcionário nomeado da Prefeitura.
Em 1962 iniciou na Rádio Tupinambá de Sobral como colaborador .
A partir de 1975 passou a ser funcionário contratado da Rádio Tupinambá de Sobral até 21 de abril de 1977.
Em 28 de Abril de 1977 volta a Amontada e passa a trabalhar no Serviço de som da Prefeitura com o Sub- Prefeito Albanito Teixeira e José Abilio Bruno como vereador.
Em 1º de Junho de 1984 entrar para a Rádio Uirapuru de Itapipoca e permaneceu até 28 de Março de 2011.
Programas que ministrou: Luar do Sertão e o Uirapuru é Noticia.
Obras Literárias como Compositor de vários hinos: Hino do Município de Amontada; Hino do Município de Irauçuba; Hino do Município de Tejuçuoca; Hino do Grupo Escolar de Amontada; hoje, Escola de Ensino Fundamental e Médio de Amontada; Hino da Creche Luzanira Henrique e o Hino do Colégio Paulo Bastos de Irauçuba.
Recebeu titulo de cidadão das cidades de Irauçuba, Morrinhos e Miraíma.
Comentarista político, cronista, radialista, músico e compositor.
Homem dotado de uma memória privilegiada e de uma sensibilidade musical aguçada, colecionador de um acervo fonográfico considerável (discos, fitas, CDs...). Acervo de valor histórico cultural para Amontada e cidades circunvizinhas da região Norte do Ceará.
Por seis décadas esteve atuando nos campos das comunicações e deixou um legado se vida exemplar de trabalho, perseverança e superação. Sua voz, instrumento de trabalho deixou uma marca registrada no tempo e ecoará por gerações.
Profª Regente do Centro de Multimeios
Luzia Nunes Afonso.