21 de jan. de 2013

Projetos em Ação - PJF


Equipe Responsável do Projeto na escola
SPE – Saúde e Prevenção na Escola é um Projeto em parceria do Governo Federal e as escolas públicas do Brasil. O SPE trata de temas relevantes relacionados a juventude, como: bullyng, família, gravidez nas adolescência, sexualidade, drogas, entre outros. Para a execução desse Projeto na EEFMA, foi formado um grupo de monitoria, onde os próprios alunos trabalharam os temas com os colegas, através de oficinas, slides, textos informativos, seminários, entre outras atividades.
CONVIDA – Também acompanhado pela 2ª CREDE, essa ação foi constituída por uma Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida. A principal intenção foi fazer com que a escola tivesse um clima de convivência mais agradável, buscando qualidade de vida através de uma boa alimentação, mostrando a importância da reciclagem para o meio ambiente e bons relacionamentos entre todos.
Equipe Geração da Paz

GERAÇÃO DA PAZ – Um programa desenvolvido pelo Governo do Estado, envolvendo todos os estudantes num trabalho que tem a finalidade de promover a paz e diminuir a violência. Foram realizadas algumas atividades: Abraço Grátis - onde os alunos foram recepcionados com calorosos abraços; Músicas de Paz - em toda quarta-feira a rádio da escola tocava músicas voltadas para a espiritualidade; Caminhada pela Paz da Igreja Católica e um Torneio de Futsal -  com regras que estimulavam o respeito entre os participantes. Nessa ação  alunos monitores do Programa levaram para sala de aula atividades que celebravam a paz, como vídeos, dinâmicas e textos. A escola também aderiu à Campanha Conte até 10.

DIRETOR DE TURMA – Nesse projeto cada turma tem um professor responsável, um cuidador dos alunos. Na convivência diária o educador conhece, de forma mais próxima, a vida dos alunos, cria vínculos muito fortes. Periodicamente foram realizadas reuniões bimestrais, para obtenção dos diagnósticos das turmas, identificando as dificuldades pessoais e estudantis, socializando entre professores e alunos. Essa ação também combate a evasão escolar e procura solucionar as dificuldades de aprendizagem de cada aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário